Ao fazer as contas, avaliar a situação do seu município e da região, o prefeito de Ibicaraí - município cujo secretário de saúde foi eleito para a presidência do Conselho Interfederativo da FESF - Lenildo Alves Santana (PT) não duvidou: foi um dos primeiros prefeitos a assinar o contrato de gestão com a FESF por acreditar que a Fundação vai acabar com os leilões de profissionais no mercado e ajudar os prefeitos a desprecarizar os serviços de saúde.
Lenildo é bacharel em Ciências Econômicas e licenciado em Matemática com pós-graduação em economia. O contato com a população e o conhecimento dos seus problemas ocorre também com sua experiência de professor da rede pública do Estado.
Lenildo identifica na contratação de profissionais da saúde, especialmente o médico, como um dos maiores problemas que os gestores tem que enfrentar na gestão publica: “poucos profissionais, dificuldade de deslocamento e permanência nos locais de trabalho tem estabelecido um verdadeiro leilão entre os municípios”, lamenta ele.
Lenildo vê na Fesf-SUS uma oportunidade de acabar com estas dificuldades e garantir “maior tranqüilidade e segurança à população” com um atendimento mais ágil e de melhor qualidade
Com apenas 42 anos, Lenildo – como é conhecido pelos seus conterrâneos – tem um currículo perfeito para um bom gestor: é bacharel em Ciências Econômicas e licenciado em Matemática com pós-graduado em economia. O contato com a população e o conhecimento dos seus problemas ocorre também com sua experiência de professor da rede publica do Estado.
O que levou você a aprovar a Lei de constituição da Fundação Estatal Saúde da Família?
Lenildo Alves Santana | A contratação de profissionais da saúde, especialmente o médico é um dos maiores desafios para a gestão publica nos municípios, poucos profissionais, dificuldade de deslocamento e permanência nos locais de trabalho tem estabelecido um verdadeiro leilão entre os municípios para conseguir manter o funcionamento das unidades de saúde. A FESF representa para uma oportunidade de acabar com estas dificuldades permitindo melhorar o atendimento para a nossa população.
Em que dimensões você acha que FESF vai desenvolver a saúde da família no seu município em relação ao que você sempre objetivou alcançar?
Las | Espero resolver a instabilidade na contratação de médicos o que vai nos permitir o funcionamento regular dos postos de saúde. Isto representara maior tranqüilidade e segurança para a população, pois a mesma saberá que caso necessite o atendimento será prestado com rapidez e segurança.
Que conselho, ou indicações você oferece para seus colegas prefeitos que ainda estão avaliando a parceria com FESF?
Las | ao fazer a opção o município deve ter em mente o percentual e quais os profissionais que devera contratar pela fundação, no nosso caso deixamos um numero de vagas reservadas para profissionais que já são estáveis no nosso município e residem aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário