segunda-feira, 14 de março de 2011

Entrevista com Rafaela Freire



O resultado da pesquisa feita pelo IPEA é uma excelente notícia para todos os gestores e trabalhadores que se dedicam cotidianamente à construção e efetivação de um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade para todos. O atendimento pela Equipe de Saúde da Família (EqSF) é o serviço mais bem avaliado, com percentual de bom e muito bom de 80,7% no conjunto do Brasil.  
Mas é preciso ter cautela, pois este dado, quando visto de forma isolada, apresenta uma série de outros aspectos que podem fornecer valiosas pistas para melhorar o atendimento no SUS, inclusive na Atenção Primária, que não se resume ao atendimento domiciliar pelas Equipes de Saúde da Família. 
Por isso é importante entender melhor a pesquisa: ela foi realizada em novembro do ano passado, através de entrevistas domiciliares em uma amostra de domicílios por regiões do Brasil. 
Outro Olhar | Seu objetivo foi avaliar a percepção da população sobre serviços de saúde principalmente os prestados pelo SUS, mas também foram avaliados os serviços oferecidos por planos e seguros de saúde. 
A proposta é olhar para o resultado obtido pela EqSF dentro do contexto do conjunto de serviços do SUS avaliados pela pesquisa e que foram divididos em Saúde da Família, Centros e Postos de Saúde, médicos especialistas, urgência e emergência e distribuição de medicamentos. 
Uma das surpresas que a pesquisa trouxe, além do nível de aprovação alcançado pela Saúde da Família, é que nenhum serviço teve rejeição maior do que a aprovação. Outra é que parece existir um imaginário pior sobre o SUS dentre as pessoas que não são usuárias. 
Seria simplesmente preconceito ou haveria um histórico de experiências anteriores ruins? A pesquisa não permite responder a estas perguntas, apenas aponta que a opinião de quem utiliza os serviços do SUS é diferente da opinião daqueles que não usam. 
Avaliação | No caso da avaliação da EqSF vale chamar a atenção para o fato de que enfocou apenas os atendimentos feitos por algum membro da equipe no domicílio, ou seja, a visita domiciliar foi o serviço do SUS mais bem avaliado pela população, sendo que cerca de 32% dos entrevistados receberam este tipo de atendimento. 
Portanto, para consolidar a Estratégia de Saúde da Família, visando a totalidade da população, precisamos refletir sobre quais as características do atendimento domiciliar poderiam e deveriam ser estendidas às unidades de saúde para que toda a Atenção Primária à Saúde recebesse pelo menos parte do reconhecimento que a população dedica às visitas domiciliares. 
Seria o vínculo entre a equipe e a família? Seria a humanização das relações dentro do contexto domiciliar? 
FESF-SUS | A Fundação Estatal Saúde da Família, oferecendo serviços em gestão compartilhada com os municípios e com profissionais concursados, propõe mudanças na forma de organizar o atendimento a partir das unidades de saúde contribuindo para o fortalecimento de uma rede de serviços que deve estar acessível à população, ser resolutiva e capaz de acolher às pessoas fazendo-as se sentirem em casa. 
Acredito que a combinação de investimentos em melhoria de infraestrutura, com investimentos nas equipes de Saúde da Família, tem grande potencial de trazer para a Atenção Primária nos próximos anos o reconhecimento que as EqSF já conquistaram. Este é o desafio que estamos enfrentando.

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